Rivalidade entre Whatsapp e zap zap

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

A Rivalidade

Olá pessoal, recebemos esta semana muitos comentários de leitores pedindo um artigo sobre a rivalidade entre o Whatsapp e a nova plataforma Brasileira o ZAP ZAP.

Na verdade, não sei se existe mesmo uma rivalidade, mais alguns números são curiosos e é o que passaremos a você neste momento.

Valores

WHATSAPP – foi comprado em fevereiro de 2014 pelo facebook por uma bagatela de 16 bilhões de dólares, e hoje agregou mais 20 bilhões em ações dentro do próprio facebook, assim vale hoje algo em torno de 50 bilhões.

ZAP ZAP –  Tem como fonte de renda da publicidade exposta no app, de seus anunciantes, e também dos planos empresariais que oferece para algumas companhias no país, ano passado o faturamento foi de 4 milhões no primeiro trimestre, fechando o ano com 18 milhões em pacotes.

Tecnologia

WHATSAPP – utiliza tecnologia de menssenger parecido com o antigo MSN, com suas falhas de segurança, principalmente no “dedo duro”, recurso novo que permite ao usuário ver quais mensagens foram lidas, isto além de invadir a privacidade, ainda deixa brechas para invasores, um grande defeito ainda a ser superado pelo app.

ZAP ZAP – Já o zap zap em matéria de segurança da um baile no concorrente, utilizando o código fonte da gigante alemã Telegram, todos os dados são criptografados, tornando únicas cada mensagem enviada.

O zap zap permite ainda um grande tráfego de arquivos de até 1GB contra 300 MB do whatsapp, alem de poder ser acessado em qualquer plataforma, como PC, tablet e smartphones.

Outra novidade são as imagens em GIF, que permite que o usuário possa demonstrar sua criatividade criando banners, animações, e expondo-as levemente, também não podemos esquecer do recurso de mensagens anônimas, que garantem a privacidade, e o poder de serem autodestrutivas, ou seja, você pode enviar uma mensagem e programa-la para autodestruição logo que for lida.

Segundo Erick Costa, programador paraense criador do ZAP ZAP,  até o meio do ano o app

Downloads

WHATSAPP – Até o fechamento desta matéria, a Google play contava com mais 1 bilhão de downloads, em todo o mundo. Para cerca de 80 milhões de usuários.

ZAP ZAP – O aplicativo tem até agora cerca de 1,5 milhão de downloads na Google play. Para 1,2 milhões de usuários.imagem-de-rivalidade-entre-whatsapp-e-zap-zap

Resumindo…

Bem, comparar hoje os dois aplicativos, é o mesmo que comparar seus países de origem, Brasil e EUA.

WHATSAPP (EUA)– Muito dinheiro, melhores profissionais, melhores ferramentas, menos burocracias e mais incentivos;

ZAP ZAP (Brasil) – Quase nenhum recurso, profissionais limitados por não terem as ferramentas necessárias, mais muito mais burocracia e nada de incentivo, principalmente fiscal, a prova disso é que o próprio aplicativo estar tendo seu desenvolvimento para o sistema IOS e Windows Phone, realizado na china, onde a burocracia é mais rápida e a Mão de obra mais barata.

Segundo Erick Costa, programador paraense criador do ZAP ZAP,  até o meio do ano o app já estará disponível para estas plataformas, coisa que no Brasil levaria ainda dois anos e custaria cinco vezes mais, especialmente agora considerando o valor do dólar.

Nossa Humilde opinião

Bom depois de tantos números e dados, o que podemos dizer a voc~e é que em termos de avanços e segurança, a ZAP ZAP hoje é melhor, mais em termos de futuro e desenvolvimento, ainda estar a muitos anos luz atrás do gigante americano.

O que recomendo é que você instale os dois aplicativos no seu dispositivo, pois hora precisará de um, e hora precisará do outro, no final quem ganha com a disputa somos nós.

Se gostou não esqueça de comentar abaixo, deixe sua sugestão e compartilhe com os amigos.

Até o próximo artigo…

Comentários no Facebook

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.